Ransomware é um tipo de ataque utilizado por criminosos para extorquir dinheiro de usuários domésticos e de empresas depois de encriptarem os dados do disco rígido do computador. Ataques recentes registrados contra empresas brasileiras revelam que os cibercriminosos podem pedir até 4 mil dólares de resgate para desbloquear o acesso aos arquivos.
Normalmente, o ransomware é instalado através de uma vulnerabilidade no equipamento, depois de o usuário abrir um e-mail de phishing ou visitar um site malicioso. Uma vez instalado, o programa encripta o disco da vítima ou bloqueia o acesso ao sistema, deixando apenas uma mensagem de “resgate”, que pede uma determinada quantia em dinheiro para descriptografar os arquivos.
O pagamento da quantia solicitada não garante que o criminoso efetue a descriptografia, liberando para o usuário o acesso aos dados, por isso, não é recomendado que o pagamento seja efetuado.
Nesta semana a Adobe Systems liberou uma atualização de emergência do software Adobe Flash Player, pois especialistas da empresa descobriram uma falha de segurança que pode permitir a instalação de um ransomware.
A nova atualização corrige a falha de segurança, uma vulnerabilidade conhecida como “dia zero”, que é muito valorizada, porque é mais difícil de se proteger, já que, quando surgem, os fabricantes de software e empresas de segurança não têm tempo para descobrir maneiras de bloqueá-las.
Confira o boletim 1 e boletim 2 da Adobe sobre a atualização lançada em virtude de uma falha que permite infecção por um ransomware.
O uso de uma vulnerabilidade de dia zero para disseminar ransomware mostra a gravidade de uma epidemia desse tipo de malware, que já interrompeu operações em uma ampla gama de organizações nos Estados Unidos e na Europa, incluindo hospitais, delegacias e escolas.
No caso de infecção ou suspeita de infecção por um ransomware, as máquinas devem ser imediatamente desconectadas da rede para que as não continuem a espalhar a ameaça.
Para evitar que o ambiente seja infectado por um programa de ransomware, é necessário tomar algumas medidas de precaução:
Como sempre enfatizamos: mantenha uma atitude segura e evite ser pego por alguma “praga” virtual.
Conheça as soluções para Data Centers da Viga Netstore. Nos preocupamos com a segurança das suas informações e buscamos maximizar o potencial dos servidores para um alto desempenho. Acompanhe nossas redes sociais no Facebook e LinkedIn para ver todas as nossas notícias e dicas.