O projeto de um ambiente que possui sistemas de cabos quase sempre é realizado de maneira imprudente pelas empresas. Cerca de 70% dos problemas da área de TI se devem à má estruturação do cabeamento que é, muitas vezes, feita de maneira improvisada.
O conceito de cabeamento estruturado originou-se nas instalações telefônicas comerciais em 1980. O Sistema de Cabeamento Estruturado (SCE) permite o tráfego de todos os tipos de integração de serviços de sinais elétricos, como dados, voz, imagem, multimídias e vídeos totalmente organizados. Essa estruturação possibilita uma manutenção e identificação dos cabos mais rápida, facilitando a localização de possíveis erros.
É essencial que haja um planejamento detalhado e personalizado para assegurar uma solução estratégica de longo prazo, evitando os altos gastos desnecessários com manutenções periódicas e permitindo a flexibilidade de instalações futuras de maneira mais rápida, segura e eficiente. A padronização da interface evita o baixo desempenho e a lentidão da conexão. O padrão do Sistema de Cabeamento Estruturado, segundo a norma EIA/TIA-568-B da Associação das Indústrias de Telecomunicações, é formado por 6 subsistemas. São eles:
- Cabeamento Horizontal (Horizontal Cabling)
- Área de Trabalho (Work Area)
- Cabeamento Vertical (Back Bone)
- Armário de Telecomunicações (Telecommunications Closet)
- Sala de Equipamentos (Equipments Room)
- Entrada de Facilidades (Entrance Facilities)
Conheça as soluções para Data Centers da Viga Netstore. Nos preocupamos com a segurança das suas informações e buscamos maximizar o potencial dos servidores para um alto desempenho. Acompanhe nossas redes sociais no Facebook e LinkedIn para ver todas as nossas notícias e dicas.